A Fé salvadora - A. W. Pink



A Fé Salvadora

A. W. Pink


Talvez o leitor já seja um crente no Senhor Jesus Cristo. Contudo, isso, por si só, não é prova de que tenha nascido de novo e esteja a caminho do Céu. O Novo Testamento nos diz:


“Muitos, vendo os sinais que ele fazia, creram no seu nome. Mas o próprio Jesus não se confiava a eles” (João 2:23-24).


“Ditas estas coisas, muitos creram nele” (João 8:30). Porém, o versículo 59 mostra que, pouco depois, procuraram apedrejá-lo.


“E, contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele; mas, por causa dos fariseus, não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga; porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus” (João 12:42-43).


Que prova clara de que eram completos estranhos a uma obra salvadora de Deus em suas almas, ainda que fossem “crentes” no Senhor Jesus!


Existe uma fé em Cristo que é salvadora, e há uma fé em Cristo que não é salvadora. Talvez o leitor diga: “Mas eu sei que a minha é a primeira. Eu me vi como um pecador perdido, percebi que nada posso fazer para obter aceitação diante de Deus e confiei na obra consumada do Seu Filho”. Ah, meu amigo, o coração é terrivelmente enganoso (Jeremias 17:9), e Satanás engana a muitos (Apocalipse 12:9). Tanta coisa está em jogo que convém a cada um de nós ter plena certeza. Apenas um insensato se daria ao luxo de conceder a si mesmo o “benefício da dúvida” em um assunto tão solene.


Provavelmente muitos leitores estão dispostos a continuar: “Mas eu sei que minha fé em Cristo é genuína e salvadora, pois repousa sobre a segura Palavra de Deus”. Caros amigos, outros que estavam igualmente certos disso hoje estão no inferno! Permitam-me indagar: já testou a sua fé pela Escritura? Já se deu ao trabalho de verificar se sua fé é acompanhada por aquelas evidências inseparáveis da fé salvadora? A fé salvadora é algo sobrenatural e produz frutos sobrenaturais. Isso é verdadeiro em sua vida? Essas perguntas lhe parecem desconcertantes? Então deixemos que a própria Escritura nos explique.


Em Atos 15:9 lemos: “purificando-lhes pela fé o coração”. Compare também com Mateus 5:8 e 1 Pedro 1:22. Um coração purificado é aquele que foi limpo de ídolos impuros e voltou-se para um objeto puro (1 Tessalonicenses 1:9). Ele detesta tudo o que é pecaminoso e ama tudo o que é santo. Um coração puro é aquele que foi libertado do amor ao mal.


Outra característica da fé salvadora é que ela “atua pelo amor” (Gálatas 5:6). A fé é um poderoso princípio de ação pelo qual o cristão vive para Deus, pelo qual trilha o caminho da obediência, pelo qual resiste ao diabo e nega a carne. E isso, não por medo, mas “pelo amor”. Perfeitamente? Nesta vida, não. Mas, de fato e em essência, sim.


“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1 João 5:4). Deus abriu os olhos do cristão para enxergar a vaidade e inutilidade do melhor que este mundo pobre tem a oferecer, e libertou o seu coração disso, satisfazendo-o com coisas espirituais e celestiais.


Agora, caro leitor, não é evidente que, assim como a fonte é conhecida pelas águas que dela fluem, a natureza da sua fé pode ser reconhecida pelo fruto que ela produz? Você tem sido liberto da aversão aos mandamentos de Deus e da falta de gosto pela Sua santidade? Tem sido liberto do orgulho, da cobiça, das murmurações? Cristo não morreu apenas para obter o perdão de nossos pecados e nos levar ao Céu, enquanto nossos corações permanecessem apegados às coisas terrenas. Não. Ele viveu e morreu para que o Seu Espírito vivificasse o Seu povo em novidade de vida, tornando-os “nova criatura” e levando-os a peregrinar neste mundo como aqueles que não são dele, mas cujos corações já se desligaram dele.


Mas não lemos: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo” (Atos 16:31)? Sim, mas note que os apóstolos não disseram ao carcereiro para “descansar na obra consumada de Cristo”; em vez disso, apresentaram-lhe uma Pessoa. Nem disseram: “Crê no Salvador”, mas “no Senhor Jesus Cristo”. A fé salvadora necessariamente envolve o abandono do nosso próprio “senhorio” pecaminoso, o lançar fora as armas de nossa rebelião contra Ele e a submissão ao Seu jugo e governo. E, antes que qualquer rebelde pecador seja levado a esse ponto, um milagre da graça precisa ser operado em seu coração.


A fé salvadora consiste na rendição completa de todo o meu ser e da minha vida ao senhorio de Cristo: “a si mesmos se deram, primeiramente, ao Senhor” (2 Coríntios 8:5). Você já fez isso?

______________

Soli deo gloria!


Postar um comentário

0 Comentários